Acompanhamentos para churrasco: conheça os melhores

Quer saber quais os melhores acompanhamentos para churrasco? Então, continue a leitura deste artigo até o final.

Mais do que preparar aquela carne caprichada, o mestre churrasqueiro precisa manjar de bons acompanhamentos para churrasco. Muito além das guarnições tradicionais, como o arroz branco ou a maionese de batata, vou sugerir alguns acompanhamentos e até dar uma receita no final.

Todos eles levam ingredientes que fazem parte da sua cozinha. Mesmo com essa praticidade, nem sempre saímos do “piloto automático” na cozinha. Que tal começar a fazer diferente e surpreender seus convidados?

Usando legumes

Entre os acompanhamentos para churrasco mais práticos e acessíveis, podemos destacar aqueles de sabor marcante, como pimentão, tomate e cebola. Não por acaso, esses são os componentes do vinagrete, um acompanhamento incrível que já ensinei a receita neste artigo.

Caprichar nos acompanhamentos para churrasco que levam esses itens é recomendável em qualquer ocasião. Além de combinar com o sabor da carne, você dá opções para os seus amigos veganos ou vegetarianos presentes no churrasco. Afinal, o mestre churrasqueiro quer ver todo mundo satisfeito.

Cebola assada com orégano

Use a cebola inteira, espetada na churrasqueira. Mantenha no fogo até dourar bem. Em seguida, tempere com orégano e azeite de oliva. Use tomate cereja para servir junto, como uma salada, a fim de completar o sabor.

Pimentão assado

Assar e rechear o pimentão a gosto é uma habilidade desejável de um mestre churrasqueiro. O recheio pode levar carne moída, ovos ou queijo.

Brócolis

Para ir além da tradicional salada, asse os brócolis e gratine com queijo. Se quiser que mantenha o papel de salada do churrasco, salpique folhas de alecrim e finalize com azeite de oliva para diferenciar.

Pães e batata

O famoso pãozinho não pode faltar em um delicioso churrasco. Para fugir do branquinho convencional, ou mesmo somente com a maionese básica, experimente fazer seu próprio pão de alho. Misturando na maionese e no alho alguns condimentos e recheando o pão, fica muito bom. No meu curso Churrasco na Prática ensino uma receita de pão de alho que faz o maior sucesso em qualquer confraternização.

Da mesma forma, a batata assada chama a atenção e aguça os paladares. Asse durante 30 minutos na churrasqueira. Pode deixar dourada de forma inteira. Após esse tempo, corte no meio e recheie a gosto.

Abacaxi na calda de maracujá

O abacaxi é um dos acompanhamentos para churrasco mais pedidos de qualquer confraternização. O preparo clássico que leva açúcar é canela já é garantia de sucesso, mas que tal inovar?

Você vai precisar de dois copos de açúcar e da polpa de três maracujás. A mistura vai resultar em uma deliciosa calda. Unte todo o abacaxi descascado com a calda do maracujá e leve à churrasqueira durante 20 minutos. Ao retirar, bata a calda já quente em um prato, corte os abacaxis em rodelas e sirva com a calda e folhas de manjericão.

Espero que meu artigo tenha ensinado a você como caprichar nos acompanhamentos para churrasco.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu