Afiar a faca: quando usar a pedra e a chaira?

Cada etapa do preparo do churrasco é muito importante para o sucesso da sua confraternização, incluindo o momento de fatiar. Para garantir os melhores cortes, a faca precisa estar em suas melhores condições. Por isso, hoje trago um guia para você afiar a faca do jeito certo.

Para afiar a faca, o mestre churrasqueiro sabe usar com maestria a pedra e a chaira. Mas, você sabe quando usar cada um desses itens? Hoje, vamos conversar sobre a função de cada um deles.

Leia também: Pão de alho para churrasco: aprenda a fazer

Usando a chaira

A chaira é um instrumento imantado usado para afiar a faca. Antes do uso, é importante imergir o protetor da chaira na água fervente para dilatar o furo central e possibilitar sua instalação. O protetor é essencial para você não correr o risco de sofrer um acidente enquanto passa a faca na chaira.

Outra dica de segurança é movimentar o punho da mão em vez do braço inteiro enquanto usa a chaira.

A faca, quando é nova, está com o fio perfeito e pronta para o uso. Não é necessário usar a chaira nem a pedra. Com o passar do tempo, conforme é utilizada, a faca perde a precisão do corte. A chaira não tem a função de afiar a faca, mas sim de assentar o corte.

Existem dois tipos de chaira: a lisa e a estriada. Enquanto a lisa é melhor para assentar o fio do corte, a estriada também recupera esse fio, mas em situações em que o fio está mais comprometido. É o magnetismo da chaira o responsável por alinhar o fio, quando fica cheia de rebarbas. Prefira a chaira estriada quando bater muito a faca em partes duras, como no osso do animal.

Enquanto o ângulo do corte da faca não sofre alteração, a chaira estriada pode até mesmo afiar a faca. Porém, se já perdeu a angulação original, é recomendável usar a pedra.

Quando usar a pedra?

A pedra para afiar a faca deve ficar submersa em água por, no mínimo, 15 minutos antes do uso. O atrito seco da pedra com a faca no momento de uso retira muito do material da faca, reduzindo o seu tempo de vida útil.

A pedra tem a função de afiar a faca. Em um ângulo de 15 graus, passe um lado da faca por seis vezes na pedra. Em seguida, passe o outro lado seis vezes. Caso ainda não tenha acertado, repita. Após esse processo, é comum que a faca continue com muitas rebarbas. Por isso, eu recomendo que use a chaira para eliminar esse excesso e realinhar.

Portanto, sempre que sentir que a faca perdeu a estabilidade do fio, use a chaira. O instrumento, inclusive, reduz a necessidade de usar a pedra, item necessário apenas em casos específicos onde a faca perdeu a sua precisão.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender como e quando afiar a faca.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu