Como calcular a carne para um churrasco?

Como calcular a carne para um churrasco? O churrasqueiro iniciante pode ter dificuldade em calcular a quantidade certa de carnes e acompanhamentos. No afã de agradar, pode ser que o churrasqueiro se empolgue, ocasionando em sobras desnecessárias.

Por outro lado, deixar faltar carne é inadmissível! O desafio é saciar a todos os convidados gerando pouca ou nenhuma sobra de comida. Fique tranquilo. Hoje, darei dicas sobre como calcular a carne para um churrasco sem segredo nenhum.

Quantas pessoas?

Antes de fazer as compras de carne, é importante saber o número de pessoas que vão frequentar o seu churrasco. Se a confraternização não ultrapassar 10 pessoas, invista em poucos tipos de corte. Não caia na armadilha de oferecer “um pouquinho de cada”.

Quando você oferece variedade em um churrasco para um público pequeno, é provável que uma pessoa resolva comer mais de um tipo oferecido, como o coração ou a linguiça. Assim, acaba faltando o item para os outros convidados e torna-se uma situação desagradável.

Nesses casos, o melhor é servir dois tipos de churrasco, como costela e linguiça. Quando o número ultrapassa as 20 pessoas, é possível oferecer mais opções, porém não tantas. Pão de alho, entrecôte, frango, coração, linguiça… Ainda assim, a lista não se estende muito. Lembre-se que menos é mais!

Veja também: Churrasco para duas pessoas: vale a pena?

Seja especialista em algo

Para começar a fazer sucesso na turma de amigos, o churrasqueiro iniciante deve iniciar um trabalho em se tornar especialista no preparo de um tipo específico de carne. Quando você manda muito bem em um corte, pode ter certeza que o público vai comentar sobre “a fraldinha do João”.

Em meu curso online, ensino a fazer uma fraldinha de maneira que agrade a diferentes gostos e públicos. Também ensino alguns acompanhamentos, como o pão de alho. Assim, você pode realizar testes, preparar os acompanhamentos e verificar o que mais funciona ou não.

Aos poucos, você agrega essas habilidades e ganha noção de quantidade para servir um churrasco na medida certa. Comece oferecendo um tipo de carne que você possa se especializar e vá ganhando a admiração das pessoas.

Afinal, como calcular a carne para um churrasco?

O ideal é calcular 400 gramas de carne por pessoa. Mas, esta quantidade pode variar de acordo com os acompanhamentos que você vai oferecer, bem como os tipos de carne. Para te ajudar, eu ofereço em meu site uma calculadora para churrasco. Lá, você pode calcular desde a quantidade de carne até de acompanhamentos e bebidas. Acesse aqui.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a aprender a calcular a carne para um churrasco. Recomendo que continue acompanhando meus conteúdos no blog, mas não pare por aí. Conheça meu curso Churrasco na Prática e siga no caminho para se tornar um mestre churrasqueiro.

Para saber mais, assista o vídeo abaixo. Aproveite para seguir meu canal no Youtube onde posto vídeos que podem ajudá-lo a se tornar um mestre churrasqueiro.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu