Churrasco choripan: conheça os segredos e surpreenda!

O churrasco choripan, também conhecido como churrasco uruguaio, é uma opção deliciosa e econômica para fazer sucesso naquela confraternização entre amigos ou família! Com menos de R$ 50, você serve até dez pessoas.

Originado da combinação entre pão e linguiça acompanhado por cebola, tomate e condimentos, o churrasco choripan recebe este nome como a abreviação de chorizo e pan – linguiça e pão, em espanhol. Na Argentina, a iguaria é servida como uma refeição rápida, de forma assada.

Pelos lados do Rio Grande do Sul, o prato também é popular devido à sua proximidade com os vizinhos uruguaios e argentinos. No entanto, o nome “salsipão” é mais comum entre os gaúchos, unindo o pão ao salsichão.

São diversas as variações de como servir o churrasco choripan. A base da receita é o pão e a linguiça, com possibilidade de variar os molhos e acompanhamentos. Hoje, você vai aprender a receita de choripan do Embaixador do Churrasco.

Veja também: Como acender a brasa do churrasco do jeito certo?

Receita do churrasco choripan

Para fazer o seu churrasco choripan, você vai precisar de:

  • 1kg de Linguiça;
  • 4 a 5 Tomates;
  • 3 Cebolas;
  • Maionese;
  • Molho Inglês;
  • Pães.

Ao colocar a linguiça no espeto, certifique-se de que todo o plástico da embalagem foi retirado. Feito isso, coloque para assar no segundo andar da churrasqueira. Pique bem o tomate e a cebola e leve ao andar mais baixo da churrasqueira em uma grelha.

Enquanto o tomate e a cebola assam, aproveite para temperá-los com o sal e o molho inglês. Quando a linguiça estiver próxima de ficar pronta, coloque os pães para esquentar na grelha. Basta abrir os pães e virar a parte do miolo para baixo. Depois, cada convidado pode montar o lanche a gosto.

Retire a linguiça, os tomates e as cebolas do fogo. Quando os pães ficarem prontos, sirva à mesa. O churrasco choripan pode ser montado no formato de um sanduíche, conforme as preferências de cada um.

Este é um prato relativamente simples de elaborar. Ocorre que, quando pensamos somente nos cortes e preparos mais sofisticados, acabamos esquecendo de opções baratas e rápidas como o churrasco choripan. Espero que este artigo te incentive a servir essa delícia aos seus convidados.

Veja com mais detalhes o preparo do churrasco choripan no vídeo abaixo. Aproveite para fazer sua inscrição em meu canal do Youtube, onde posto receitas e dicas sobre churrasco.

É muito bom vê-lo em meu blog. Este é um sinal que você tem interesse em caprichar no seu churrasco. Ao acompanhar meus conteúdos, você conhece dicas e truques exclusivos para fazer bonito com a turma. Recomendo que continue seus estudos para se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro. Conheça meu curso: Churrasco na Prática.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu