Churrasco e cerveja! Como harmonizar?

Churrasco e cerveja formam uma dupla de sucesso para brindar a vida! O que poucos sabem é que dá pra ir muito além da tradicional combinação junto à clássica cerveja pilsen para dar sabor à confraternização.

Se você aprecia uma boa cerveja mas não sabe como harmonizar com o churrasco, saiba que hoje vou entregar o caminho das pedras. Que tal surpreender seus amigos e familiares oferecendo uma cerveja diferenciada e bem combinada ao churrasco?

Proporcionar uma experiência gastronômica única é uma das missões do mestre churrasqueiro. Conhecer os sabores de cada tipo de carne e combiná-los às características das bebidas mostra que você é apaixonado por cervejas e culinária. Realce o sabor do seu churrasco escolhendo a cerveja certa para a ocasião.

Se você é apaixonado por churrasco, está no lugar certo. Meu blog conta com diversos materiais sobre o assunto. Para saber o que é necessário para fazer churrasco, veja este post.

Vou dar algumas dicas para que você não erre neste início de jornada. Conforme você fica experiente, seu paladar mais apurado saberá distinguir quais cervejas e carnes formam o casamento perfeito.

Dicas gerais para harmonizar churrasco e cerveja

Para garantir a harmonia entre churrasco e cerveja, existem algumas recomendações que podem servir como ponto de partida. Existem, ainda diferentes tipos de harmonização, sempre de acordo com o seu objetivo.

As cervejas podem servir para amenizar o aspecto gorduroso de alguns cortes ou mesmo para limpar o paladar antes de outro prato. A carbonatação e a amargura da cerveja são algumas das variáveis que você deve considerar.

Uma das principais maneiras de combinar churrasco e cerveja é por contraste. Ideal para quem deseja apreciar cortes suculentos sem deixar de experimentar cervejas de alta qualidade. O objetivo é promover o equilíbrio no qual o sabor de um elemento não interfere no outro.

Já a harmonização por semelhança visa que churrasco e cerveja se complementem, com um elemento ressaltando o sabor do outro. Assim, você combina aspectos do sabor, como a acidez. Essa é uma dica para quem deseja uma experiência intensa.

Sugestões de cervejas

Carnes vermelhas

Para acompanhar esse tipo de churrasco, dê preferência às cervejas de alto teor alcoólico e sabor mais amargo. Assim, você harmoniza por contraste em relação à carne defumada. A cerveja estilo Porter, escura e encorpada, vai bem com bifes e steaks.

Linguiça artesanal

A linguiça é o tipo de entrada mais comum de todos os churrascos. Para alguns, chega a ser indispensável. As cervejas Dunkel, de tom avermelhado e de origem alemã, formam o par perfeito com as linguiças e não podem faltar para acompanhá-las.

Carne de cordeiro

O cordeiro tem sabor marcante e, diferente do que você deve imaginar, é uma das carnes mais democráticas quando o assunto é harmonização. Você pode consumir acompanhado de uma Black IPA, rica em malte. Se quiser optar por um rótulo mais amargo, daqueles bem carregados de lúpulo, recomendo uma American Brown.

Espero que minhas dicas te ajudem a conseguir excelentes resultados na combinação entre churrasco e cerveja. Mas, não pare por aí. Recomendo que continue seus estudos para se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro. Conheça meu curso: Churrasco na Prática.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu