Churrasco para duas pessoas: vale a pena?

Será que vale a pena preparar um churrasco para duas pessoas?

Eu, como mestre churrasqueiro por meio da minha empresa, já realizei esse tipo de evento onde apenas duas pessoas eram o público do churrasco.

É comum pensar que fazer comida apenas para duas pessoas não vale a pena, pois é muito empenho para atender a poucas bocas. Mas, quem ama fazer e apreciar um belo churrasco pode ainda mais atormentado por essa dúvida, pois o preparo envolve desde a escolha da carne até o fogo.

Um churrasco para duas pessoas é possível e pode ser prático se você souber preparar com eficiência. Vou ensinar algumas dicas neste artigo.

Veja também: Como fazer um churrasco de sucesso? Aprenda e surpreenda!

Quais carnes usar no churrasco para duas pessoas?

Dê preferência a carnes de preparo rápido e fácil. Minhas sugestões são:

  • Maminha – Uma peça com um peso entre 1kg e 1,2kg pode ser cortada em medalhões e grelhada em cerca de 30 minutos;
  • Picanha – O mesmo formato de preparo da maminha, pode ser ainda mais rápido pois a preferência é por servi-la em um ponto menos passado;
  • Assado de tiras – Se preferir, corte as carnes em tiras a fim de acelerar o preparo. Pode grelhar junto uma cebola de cabeça, para fazer o churrasco ainda mais delicioso;
  • Linguiça – Faça um pré-aquecimento da peça e depois corte ao meio para grelhar mais rápido.

Como acompanhamentos, eu recomendo que você invista em opções mais simples. As saladas e o arroz  branco, tradicionais, envolvem menos mão de obra e tempo. Se preferir, asse junto com a carne algumas batatas para otimizar o preparo. Deixe os risotos elaborados e as maioneses para ocasiões com maior número de pessoas.

A churrasqueira

Para usar menos carvão, use uma churrasqueira pequena. Com cerca de 300 gramas de carvão, é possível fazer um churrasco para duas pessoas. Se você só tem churrasqueira grande, isole a área onde você vai preparar o churrasco com alguns tijolos ou blocos de concreto. Isso vai concentrar o calor apenas onde interessa.

Eu recomendo que você invista em uma churrasqueira portátil, em especial se a sua família conta com poucos integrantes. No entanto, não deixe de fazer o seu churrasco para duas pessoas se não tiver uma. Preparar a comida com cuidado e depois saborear é uma das melhores experiências da vida, e acredito que desse prazer não podemos abrir mão.

Espero que a dica de hoje deixe você ainda mais animado para fazer um churrasco para duas pessoas. Quando pintar aquela dúvida sobre o volume de comida e bebida para servir um determinado número de pessoas, acesse minha Calculadora Para Churrasco.

Saiba mais sobre o assunto acessando o vídeo abaixo. Aproveite e faça sua inscrição em meu canal do YouTube onde posto novos vídeos com frequência.

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro? Continue acompanhando meus conteúdos e vá sempre além. Quem deseja dominar a arte e as técnicas de um bom churrasco precisa conhecer meu curso online: Churrasco na Prática.

Seja reconhecido entre todos como o melhor churrasqueiro de todo encontro com as receitas e truques que ensino em meu curso. São muitos anos de experiência e prática à sua disposição, para te formar um verdadeiro mestre do churrasco.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu