Como acender a brasa do churrasco do jeito certo?

Acender a brasa do churrasco  é um dos desafios para quem está iniciando na jornada para ser um mestre churrasqueiro! Alguns truques são essenciais para quem deseja fazer sucesso com o churrasco desde o momento de acender o fogo.

Acender a brasa do churrasco requer técnica, afinal, é preciso garantir a segurança do mestre churrasqueiro. É comum, no início, sentir que não há controle do fogo na brasa, ou mesmo sentir receio de que o fogo não seja suficiente ou correto para obter o churrasco dos sonhos.

Para acender a brasa do churrasco, o cuidado começa já no momento de colocar o carvão na churrasqueira.

Veja também: Como calcular a carne para um churrasco?

Escolher um canto da churrasqueira

Quem pensa que é preciso fazer fogo no centro da churrasqueira está enganado. Para obter um efeito forno, esquentando as paredes da churrasqueira e concentrando o calor nela, o melhor é escolher um canto. Quando você coloca o carvão no centro, ou mesmo espalha pela churrasqueira,  acaba perdendo o calor.

Vire o saco de carvão nesse canto, sem colocar a cabeça na parte de dentro da churrasqueira, para não ter contato com a fuligem tóxica. Para evitar sujeira, após depositar o carvão, enrole a embalagem dentro da própria churrasqueira e jogue no lixo logo em seguida. Assim, nenhuma fuligem fica espalhada no ambiente.

Em meio ao carvão, coloque o acendedor do churrasco. Mas, antes de acender, minha recomendação é que você retire pedaços de gordura da carne e coloque no carvão. A gordura vai impregnando no carvão e, quando queima o fogo, garante o cheirinho de churrasco que abre o apetite dos convidados.

Acenda um fósforo e coloque no acendedor mantendo uma distância segura. Aos poucos, coloque pedras maiores de carvão para fazer as brasas.

Como saber se o fogo pegou?

É provável que, num primeiro momento, você não veja altas labaredas se formando na sua churrasqueira. Em primeiro lugar, o carvão irá fumacear. Essa fumaça é a responsável pelo cheirinho de sucesso que vai ficar no local do seu churrasco.

Ao observar as primeiras brasas boas, que são as pedras vermelhas, abra o carvão. Vá misturando as brasas àquele carvão que ainda não queimou, sempre com paciência. Aliás, a paciência é a dica de ouro que dou aqui: desde acender a brasa do churrasco até servi-lo.

O tempo médio para acender a brasa do churrasco é entre 20 e 30 minutos. Depois que o fogo está feito, basta espetar a carne e preparar a grelha. Você vai notar que, ao fazer o fogo num canto sem que ele se espalhe por toda a área, a sua churrasqueira fica muito mais quente. Mantenha a brasa acesa em um canto para fazer o efeito forno.

Espero que eu tenha ajudado você a entender como acender a brasa do churrasco de maneira desmistificada, descomplicada e sem segredos.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo. Aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube e me acompanhar por lá com muitas dicas.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu