Como fazer um churrasco de sucesso? Aprenda e surpreenda!

Fazer um churrasco de sucesso envolve uma série de fatores que vou ensinar neste artigo. Siga a leitura e descubra como é possível criar sabores que conquistam os seus convidados!

O mestre churrasqueiro tem perfeita noção de todos os detalhes necessários para fazer um churrasco de sucesso. Mais do que experiência como assador, é preciso que você saiba selecionar a carne certa para as pessoas que virão. Além disso, o que servir varia de acordo com o formato do seu evento. Parece difícil? Vou te ensinar!

Fazer um churrasco de sucesso para quem?

Um churrasco de sucesso é aquele em que o máximo de pessoas saem satisfeitas após apreciar os pratos servidos, concorda? Por isso é tão importante que você conheça o seu público.

Se você vai servir um churrasco para a galera do futebol, em sua maioria homens em idade adulta, vale a pena apostar em carnes mais suculentas e gordurosas, como a costela. Mas, se houver mulheres, dê preferência a carnes magras e num ponto mais passado.

Ao reunir toda a família, é provável que venham junto as crianças, os avós e até alguns tios idosos. Garanta a felicidade da criançada servindo aperitivos como frango, coração e pão de alho. Na presença de pessoas mais velhas, é recomendável oferecer cortes macios, como o filé mignon ou a fraldinha, para facilitar a mastigação.

Formato do evento

Seu churrasco vai ter hora marcada? Toda a carne será servida num mesmo horário? Ou cada convidado pode chegar quando quiser e você vai colocar a carne para assar e servi-lo? É um happy hour?

Leve em consideração essa variável antes de comprar a carne. Se não tiver um momento específico para servir, evite cortes de preparo demorado. Cortes finos como entrecot, fraldinha e um assado de tiras são ótimas opções. Em casos de almoço ou jantar tradicionais, você pode comprar a carne que preferir.

Cuidados ao comprar a carne

Agora que você já sabe o que vai servir, é hora de comprar as carnes necessárias para fazer um churrasco de sucesso. Você pode adquirir direto do açougue uma carne resfriada ou, com muita atenção, uma carne embalada.

Confira o prazo de validade, a origem, o tipo de animal, se continua com o vácuo na embalagem e com coloração saudável. Garanta a melhor carne para o seu churrasco!

Veja também: O guia do churrasco barato para você economizar

Preparando a churrasqueira

Você já percebeu que as pessoas experientes costumam esquentar bem a churrasqueira antes de colocar a carne para assar? Este é o correto. Comece aquecendo as extremidades da churrasqueira, a fim de distribuir melhor o calor.

Quando você coloca o carvão todo no centro, a energia gerada por ele se perde com rapidez. Ao depositar o carvão pelos lados, você esquenta por completo toda a churrasqueira e cria o efeito forno. Assim que a brasa estiver pronta, não espalhe pela churrasqueira.

Deixe uma pequena área central da churrasqueira sem brasa para criar graduações de calor. Eu deixo essa recomendação porque sei que cada corte diferente que você vai colocar tem o seu próprio tempo de assar e assim  fica fácil manter um bom nível de fogo para todos.

Espero que meu artigo ajude você a fazer um churrasco de sucesso. Saiba mais sobre o assunto assistindo meu vídeo abaixo e aproveite para fazer sua inscrição no meu canal no Youtube.

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu