Como preparar a picanha argentina

Você já ouviu falar sobre a picanha argentina? Este é um método de preparo diferenciado para a carne que é considerada a queridinha do churrasco brasileiro. A carne é a mesma que você adquire no seu açougue de confiança, apenas muda a forma de assar.

Esta é a receita que você precisava para surpreender seus convidados!

Qual o diferencial da picanha argentina?

Se o animal é o mesmo e nem precisa ser importado de outro país, por que é chamada assim? A picanha argentina tem um preparo que prioriza a suculência da carne e envolve técnicas de selamento.

Uma curiosidade é a maneira como esse corte é chamado no país vizinho: tapa de cuadril. O nome picanha é característico do Brasil, pois sinalizava a parte traseira do boi.

Leia também: Aprenda a fazer picanha em cubos

Modo de fazer

Pegue a peça de picanha e coloque em uma grelha comum. Não precisa salgar. Nesse primeiro momento, a carne vai passar pelo processo de selamento. Todos os poros da picanha precisam fechar, portanto, coloque no segundo andar da churrasqueira e vire conforme a carne vai ficando marrom e brilhante.

Após selar, é hora de cortar a picanha em tiras. Ali, já é possível perceber como a carne está crua por dentro. Após fazer as tiras, devolva para a grelha para que seja selada novamente.

Quando as tiras estão seladas, devem ser retiradas do fogo. Aí, sim, recebem o sal entrefino ou médio. É muito importante que você não use sal grosso, afinal, devido ao selamento da carne esse tipo de sal não pega bem. Lá no curso Churrasco na Prática, você encontra todos os macetes sobre temperos e sais para carnes.

Após salgar, leve novamente a carne ao fogo para assar definitivamente. Lembre-se que o ponto da picanha é o mal passado. Portanto, essa passagem pelo fogo é bastante breve.

Em seguida, basta servir no ponto que a picanha pede! Seus convidados vão se surpreender com o sabor da típica picanha argentina.

Espero que você faça muito sucesso com essa receita no seu churrasco. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu