Como surgiu o Embaixador do Churrasco?

Muitos me perguntam como surgiu o Embaixador do Churrasco. Meu desejo de levar conhecimento e técnicas para assar carne veio de experiências que tive em minha vida. Para saber sobre elas, acompanhe este artigo até o final.

Engana-se quem pensa que cresci dentro de um açougue. Muito pelo contrário: sou gaúcho de Porto Alegre e fui criado como um típico “guri de apartamento”. Somente aos 19 anos, quando fui morar com meu tio em Manaus, capital do Amazonas, fui me interessar pela arte de fazer churrasco.

Mas, por que somente ao chegar ao norte do país?

Era comum estar em qualquer contexto e ser reconhecido como “o churrasqueiro” simplesmente por ser gaúcho. Com essa cobrança, passei a buscar conhecimento sobre como fazer churrasco.

No ano seguinte, retornei a Porto Alegre e comecei a namorar. Com o namoro, fui conhecer um familiar da minha namorada que era açougueiro. Sim, minha primeira entrada em um açougue foi assim e eu nunca imaginei que ali estaria o meu destino.

Fui convidado para ajudar aos domingos. Eu já tinha aprendido um pouco sobre carnes e churrascos por contra própria na minha época em Manaus, e ali aprofundei meus conhecimentos. Cerca de um ano depois desse dia, esse familiar faleceu e fiquei encarregado de assumir o comando do açougue da família.

Minha profissionalização

Não foram poucos os obstáculos como açougueiro. Essa trajetória, que já não é fácil, passou a ficar ainda mais complicada com a burocracia imposta aos pequenos estabelecimentos e do fortalecimento das grandes redes de carnes. Na época, eu já estava na metade da graduação em Administração pela PUC – RS e sonhava em ter o meu negócio.

Frente ao açougue, sabia que era necessário manter a identidade e a reputação construída pelo antigo dono. Devido às dificuldades, organizei os outros açougues pequenos em um sindicato, a fim de buscar melhores condições de competitividade nesse mercado. Foi ali que criamos uma rede de açougues, sempre em parceria com o Sebrae.

Observei que, em Porto Alegre, os “espetinhos” eram uma tendência e comecei a servir no meu açougue. Sim, não demorou para que o açougue se tornasse um verdadeiro bar. Mas, a minha prova de fogo veio mais adiante.

Leia também: Como espetar e preparar a picanha em medalhões?

Como surgiu o Embaixador do Churrasco – a verdade

Durante um evento da faculdade, pediram que eu levasse o churrasco e preparasse. Minha turma estava próximo de se formar e fiz um churrasco para eles e para o paraninfo, que era o professor homenageado.

Apesar de todas as dificuldades que passei, o churrasco foi um sucesso! Meus colegas sugeriram que eu começasse a fazer churrasco para empresas. Então, em meu açougue, comecei a oferecer esse serviço aos meus clientes. Foi assim que comecei minha trajetória como mestre churrasqueiro e, de fato, foi como surgiu o Embaixador do Churrasco.

Em 1997, eu encarava as churrasqueiras das outras pessoas, nos espaços que disponibilizavam a mim. Ou seja, são mais de 20 anos de experiência que disponibilizo a você em meus conteúdos. Tudo que é preparado por aqui consiste em dicas práticas para você arrasar no seu churrasco.

Além de meu blog, tenho um canal no Youtube e um curso online. Você pode assistir ao vídeo abaixo e aproveitar para fazer a sua inscrição se quiser receber dicas para se tornar um respeitado mestre churrasqueiro.

Eu desejo que você acompanhe meus conteúdos gratuitos, porém, vá ainda muito além. Desde a compra até acender a brasa da churrasqueira, meu curso Churrasco na Prática tem tudo que você precisa para se tornar um mestre na arte do churrasco.

Espero que tenha gostado de conhecer como surgiu o Embaixador do Churrasco.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu