Receita do dia: linguiça assada com tomate, cebola e batata

Linguiça assada com tomate, cebola e batata é um prato incrível para oferecer no seu churrasco.

Quem disse que a linguiça não pode ser a protagonista de uma reunião entre amigos ou familiar? Não existe nenhuma carne menos importante para o mestre churrasqueiro.  Seja por se tratar de um prato típico da sua região ou porque sobrou de um churrasco anterior, a receita da linguiça assada com tomate, cebola e batata é uma excelente opção.

São muitos os tipos de linguiça: a calabresa, a portuguesa, a mista, a toscana, além de outras variações regionais que são deliciosas. Esse tipo de carne conquista os paladares devido às suas combinações peculiares entre carnes e temperos.

Na receita de hoje, vou recomendar o uso da linguiça toscana, que é a mais utilizada em churrascos. Se você sempre serviu a linguiça como um acompanhamento do seu churrasco, vai se surpreender com o potencial desta carne como prato principal.

A linguiça assada com tomate, cebola e batata vai agradar a adultos e crianças, pois é combinada a ingredientes que são amplamente explorados na cozinha brasileira. Vamos à receita?

Linguiça assada com tomate, cebola e batata

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

-800g de linguiça para churrasco
-500g de batata
-2 cebolas medias
-5 tomates maduros e firmes
-2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
-Azeite
-Sal e pimenta moídos na hora
-Manjericão fresco

Modo de preparar:

Em uma frigideira, doure de todos os lados a linguiça. Descasque e corte as batatas em pedaços médios e cozinhe por 5 minutos ou até que uma faca as penetre facilmente. Escorra. Arrume a linguiça e as batatas em uma forma. Corte as cebolas em pedaços médios e coloque na mesma forma. Regue com o aceto balsâmico e azeite e tempere as batatas e cebolas com sal e pimenta moídos na hora. Leve ao forno 190˚C por aproximadamente 30 minutos, pincelando a gordura que escorreu sobre a linguiça, as batatas e cebolas na metade do tempo. Tire as sementes dos tomates e corte em pedaços médios, coloque na forma, pincele com a gordura e tempere com sal e pimenta. Leve para assar novamente por 10 minutos ou até os tomates murcharem ligeiramente. Retire do forno, pincele mais uma vez com a gordura e acrescente manjericão fresco à gosto.

Espero que você tenha muitos motivos para comemorar usando esta receita. Mas, não pare por aí. Recomendo que continue seus estudos para se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro. Conheça meu curso: Churrasco na Prática.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu