As sete melhores carnes para seu churrasco

Se você é um aprendiz de churrasqueiro e quer conhecer as melhores carnes para seu churrasco, este post é para você.

A paixão pelo churrasco move brasileiros de todas as regiões do país para as churrascarias. Nesse processo, há quem busque aventurar-se na churrasqueira a fim de bem recepcionar seus convidados ou simplesmente saborear a deliciosa carne assada em família.

Vamos ensinar as melhores carnes para seu churrasco feito em casa e servido entre família e amigos!

Melhores carnes para seu churrasco: o início

Quem está aprendendo, deve iniciar com cortes e partes de carnes mais tradicionais. As carnes que vamos ensinar a preparar a seguir não exigem muita técnica do assador, sendo possível a todos os níveis de conhecimento servir uma refeição deliciosa.

Se você quiser dicas sobre como cortar a carne, pode ler este post. Também reunimos mais dicas para churrasqueiros iniciantes neste link.

Picanha

Uma das carnes mais deliciosas e queridinhas do paladar do brasileiro. Equilibra carne e gordura, é saborosa e macia. Ao comprar, certifique-se que a peça está pesando no máximo 1,2kg. Se passar disso, certamente é coxão duro.

Você pode temperar a picanha apenas com sal grosso, enquanto iniciante. Conforme aperfeiçoar suas maneiras como mestre churrasqueiro, pode adicionar temperos de sua preferência.

Fraldinha

Quem não é um grande fã de gordura pode apostar na fraldinha como uma das melhores carnes para seu churrasco.

Seu corte pequeno, com fibras mais longas, faz que seja uma opção de carne mais leve por ser magra. Na hora de comprar, priorize os tipos maiores e com mais gordura, pois é indicativo de ser originado de um animal saudável.

Maminha

Ao contrário da fraldinha, a maminha é a opção ideal para quem aprecia carnes gordas.

Quando bem preparada, é isso que faz da maminha uma carne suculenta e saborosa. A maneira correta de cortá-la é no sentido contrário às fibras da carne, a fim de torná-la ainda mais macia e facilitar a mastigação.

Alcatra

Opção rápida e barata, a alcatra costuma ser uma das estrelas das churrasqueiras brasileiras.

Pode ser cortada em bifes com espessura entre dois e três centímetros. Prepare na churrasqueira ou na grelha, fica uma delícia! Leva em média 25 minutos para ficar no ponto de ser saboreada.

Contra-filé

Também conhecido como filé curto ou lombo desossado, deve ser servido em pequenas fatias. Ao comprar no açougue, peça para ser feito um corte entre 3 e 5 centímetros para evitar o ressecamento durante o preparo.

Carnes muito grossas também correm o risco de ficar aguada. Ideal para quem deseja um churrasco mal passado ou no ponto, a fim de evitar que fiquem duros.

Costela gaúcha

Opção ideal para ser assada ou usada em cozidos ensopados devido à sua estrutura que conta com mais carne e menos osso. Para deixá-la mais macia e com o tempero aderir melhor à carne, é recomendável que seja temperada um dia antes do seu preparo.

Costela suína

Esse tipo de carne conta com mais osso do que a costela gaúcha. Por esse motivo, fica melhor assada. A dica de tempero é o molho barbecue, responsável por acentuar o sabor da carne.

Essas são as sete melhores carnes para seu churrasco. Gostou das opções? Comente!

Espero que minhas dicas te ajudem a arrasar na hora de recepcionar seus convidados.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu