O guia do churrasco barato para você economizar

Sim, fazer um churrasco barato é possível e até necessário. Quem é apaixonado por churrasco quer fazer sempre, quem sabe até todos os dias. Para isso, é preciso economizar algumas vezes.

Existem alguns segredos que possibilitam essa economia. Vou revelar agora para você alguns deles.

Carnes para um churrasco barato

Existem algumas carnes em cortes específicos que possibilitam um churrasco barato. Nem todos os dias dá para fazer picanha, mas é possível substituí-la pelo filé de costela, que custa até metade do preço. Outra opção em conta é o contra-filé, também conhecido como filé argentino.

Linguiças e frangos são carnes sempre bem-vindas. Basta procurar por cortes diversos de frango ou receitas para fazer com linguiça, como esta aqui de linguiça assada com tomate, cebola e batata que já ensinei no blog.

Considere as opções de cortes suínos, que ficam saborosos e fazem sucesso tanto em situações cotidianas como em ocasiões especiais. Uma das opções com melhor custo-benefício em se tratando de carne de porco é a sobre-paleta, também conhecida como copa lombo ou nuca. Bem hidratada por dentro, essa carne é fácil de preparar, não seca o churrasco e é barata.

Acompanhamentos para um churrasco barato

Além da carne, todo churrasco que se preze conta com deliciosos acompanhamentos. Aposte neles para baratear a sua refeição. Algumas dicas:

  • Capriche em uma farofa especial;
  • Tomates assados também são boa opção;
  • Saladas em geral são indispensáveis;
  • Em vez do tradicional arroz branco, inove com um risoto;
  • Pão de alho ganhou moral à mesma altura da carne. No meu curso Churrasco na Prática, ensino uma receita que virou sensação de muitos churrascos por aí.

Dicas gerais

Para fazer um churrasco barato e delicioso, é preciso ficar atento aos custos. Em primeiro lugar, procure saber os  dias de promoção no açougue ou supermercado de sua confiança. Isso vai ajudá-lo a manter um cronograma de compras durante a semana ou o mês.

Para a sua organização, manter uma planilha de custos também é fundamental. Leve em consideração quantas pessoas estarão no churrasco, o que vai ser servido como acompanhamento. Quando você capricha nos acompanhamentos, pode calcular 300 gramas de carne por pessoa. Se o foco do churrasco for mesmo a carne, aumente para 500 gramas por pessoa.

Tenha em mente o quanto você quer ou pode gastar antes mesmo de ir às compras. Isso vai fazer você ter clareza sobre os seus gastos, ajudar a não ultrapassar o orçamento e até evitar desperdícios.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender que é possível fazer um churrasco barato. Só não economize na alegria da confraternização e no carinho durante o preparo! Independente do valor que você investe, o churrasco deve ser um momento incrível para curtir com os seus convidados.

Eu recomendo que você não pare por aí. Continue acompanhando meus conteúdos e, para se tornar um mestre churrasqueiro, faça meu curso Churrasco na Prática. Torne-se referência entre os amigos na arte de fazer churrasco agora mesmo!

Também explico o tema no vídeo abaixo. Aproveite para conhecer e fazer inscrição no meu canal do Youtube, onde posto as melhores dicas para quem é apaixonado por churrasco.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu