Receita do dia: picanha na manteiga verde

A picanha na manteiga verde é uma receita para inovar o preparo de um dos cortes preferidos dos apaixonados por churrasco. Clássica dos churrascos, a picanha é sempre tratada como estrela.

O primeiro passo para acertar no preparo da sua picanha na manteiga verde é a escolha da peça no momento da compra. Sua picanha precisa ter o coxão mole, ser bem manipulada e limpa. Portanto, vá até uma casa de carnes de sua confiança.

Observe a altura da peça. Caso tenha menos que 4 a 5 centímetros de altura – entre dois e três dedos – você não terá garantias de uma carne suculenta e macia. Também deve contar com uma boa capa de gordura. Enquanto assa, os sulcos da gordura escorrem pela carne, tornando-a ainda mais saborosa.

No momento da compra, garanta que a gordura seja branca ou de um amarelo bem claro. Caso o amarelo seja intenso, é melhor não levar, pois indica que a carne vai ficar dura.

A manteiga verde, que é o acompanhamento especial da receita a seguir, ressalta o sabor e a suculência da carne.  Que tal surpreender seus convidados com essa explosão de sabor? Vamos à receita!

Veja também: Receita de vinagrete para churrasco

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

– 1 Picanha de aproximadamente 1Kg
– 250 gramas de manteiga c/ sal
– 100 gramas de alho s/ casca
– 1 molhe de Salsa
– 1 molhe de cebolinha
– 1 pitada (farta) de anjinomoto
– Sal a gosto

Modo de preparar:

Bata no processador: A salsa, cebolinha, alho e o Anjinomoto. Acrescente a manteiga e bata até ficar bastante cremoso. Coloque toda a mistura no freezer por 15 minutos. Corte a picanha em fatias da largura de 2 dedos e polvilhe sal a gosto. Coloque as fatias em uma grelha(quente) para assar por 3min 30segundos de cada lado. Sirva a picanha em seguida com a manteiga verde por cima (uma colher de sopa).

Gostou? Espero que você tenha ótimos motivos para comemorar com esta receita!

Mas, não pare por aí. Recomendo que continue seus estudos para se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro. Conheça meu curso: Churrasco na Prática.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!2

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu