Receita do dia: Entrevero

O entrevero é um dos pratos mais tradicionais do sul do Brasil. O próprio nome, derivado da língua espanhola, remete ao significado de “confusão de carnes”.

No meio gastronômico, a confusão é mesmo uma delícia. A mistura de diferentes tipos de carne com legumes, batata, mandioca e itens defumados proporciona uma explosão de sabores ao paladar.

O entrevero conta com diferentes variações conforme a região onde você vai provar. Em cidades serranas, é comum a presença do pinhão e da carne de ovelha. Seu preparo remete ao tempo dos tropeiros quando as mercadorias eram transportadas de carroça por estradas de terra. Os carroceiros viajavam em grupos e passavam longos dias fora de casa, alimentando-se do que encontravam na estrada.

Também devido a essa história, o preparo mais comum do entrevero é em um grande tacho ou panela de ferro. Essa maneira de cozinhar os ingredientes faz a refeição entre amigos ainda mais divertida. Como não existe certo ou errado na hora de preparar o entrevero, o desafio fica por conta da combinação de sabores.

Por isso, deixo minha sugestão de receita para quem nunca fez o entrevero ou mesmo procura por um modo de preparo com alguma harmonia entre os ingredientes.

Veja também: Receita de pernil de cordeiro com arroz de pinhão

Entrevero

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

– 500g de frescal em cubos
– 500g de alcatra ou patinho
em cubos
– 250g de lombo de porco em
cubos
– 250g de peito de frango em
cubos
– 2 linguiças calabresas
– 2 paios
– 200g de bacon em cubos
– 2 cebolas
– 4 tomates sem pele e sem
sementes em cubos
– 1/2 pimentão vermelho
– 1/2 pimentão amarelo
– 1/2 pimentão verde
– 250g de pinhão

Modo de preparar:

Em uma panela de ferro, tacho ou frigideira grande, frite o bacon. Reserve. Na gordura do bacon, frite, aos poucos, a linguiça em rodelas e o paio. Reserve. Ainda na mesma panela, frite o frescal, os cubos de carne, o lombo e os cubos de peito de frango, um de cada vez, reservando-os à parte. Enquanto isso, cozinhe o pinhão em panela de pressão por cerca de 40min. Descasque o pinhão e corte em quatro pedaços. Na panela onde foram fritas as carnes, refogue a cebola em pedaços. Junte o tomate e deixe formar um molho espesso. Acrescente os pimentões, reservando parte deles para a decoração. Coloque todos os ingredientes de volta no tacho, incluindo os pinhões. Misture e confira os temperos. Decore com os pimentões coloridos.

Gostou da receita? Compartilhe com seus amigos.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu