Receita do dia: cupim brasado

O cupim brasado é um preparo especial para fazer seu churrasco entre amigos ainda mais saboroso.

Se você está à procura de uma receita incrível para aquela confraternização, saiba que o cupim brasado é a carne ideal para surpreender seus convidados.

A textura marmorizada do cupim advém da alta concentração de gordura. Mas, diferente da gordura de carnes como costela onde aparece como uma camada, essa adiposidade fica entremeada entre as fibras musculares do boi.

Devido a essa estrutura diferenciada, é também uma das carnes com o tempo de preparo mais demorado. Caso não seja bem assada, a carne do cupim corre o risco de ficar muito dura. Seu sabor generoso depende do preparo cuidadoso.

Para você não errar, vamos ensinar como se faz o cupim brasado. Antes de seguir para a churrasqueira, a carne passa por cozimento na panela de pressão. Dessa forma, a carne do cupim é amaciada antes de seguir para a churrasqueira.

Se você está ingressando no fantástico mundo do churrasco e nunca preparou esse tipo de carne, este é um modo de preparo bastante recomendado.

Outras dicas para churrasqueiros iniciantes você encontra aqui.

Rendimento: 12 porções

Ingredientes do cupim brasado:

– 1,5 Kg de cupim
– ½ Pimenta dedo de moça inteira
– 10 Grãos de Pimenta do Reino Branca
– 03 Dentes de Alho Inteiro
– 01 Cubo de Caldo De Legumes
– 01 Folha de Louro
– Farinha de Mandioca Torrada
– Sal Grosso Fino ou Sal Moído na Hora a Gosto

Modo de preparar:

Em uma panela de pressão, coloque o cupim, as pimentas, alho, caldo de legumes e a folha de loro e cozinhe aproximadamente 1 Hora abra e se não estiver cozido (macio) deixe por mais alguns minutos. Quando estiver pronta corte na espessura de 2 cm e coloque na grelha de uma churrasqueira com fogo bem esperto, deixe dourar de um lado e depois do outro, retire coloque em uma taboa e corte em fatias, coloque o sal e passe na farinha (fica muito saboroso). Este prato é apenas entrada para o churrasco Bom Apetite!!

Dica do embaixador do churrasco: não abra mão do papel celofane para envolver o seu cupim brasado. Como a carne solta muita gordura, esta pode ajudar a cozinhar a própria carne quando retida no celofane.

Gostou da receita? Compartilhe com seus amigos.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Aprenda a preparar um churrasco do início ao fim

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo. Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu